Voltei depois de um longo tempo, mas antes tarde doque nunca não é??
Então, vamos direto pro nosso negócio! Voltei com tudo, querendo mostrar algo talvez inusitado mas com a intenção de mostrar pra vocês que se eu posso você também pode. Tudo é uma questão de prática e interesse! Sinto que muitas pessoas se intimidam quando o assunto é massa fresca mas a realidade é que é muito fácil de fazê-la! Se não fosse, não estaria aí há tantos anos!
Então decidi colocar minha pasta machine pra funcionar com uma pasta diferente: Linguini de Beterraba! Aqui a beterraba só oferece essa cor maravilhosa dela... O sabor não muda em nada em relação à outra massa.
Se você nunca fez massa fresca antes, talvez ache um pouco complicado mas na verdade não é, só requer um pouco de prática. Juro que é que nem brincar de massinha.
Você vai precisar de:
- 2 beterrabas médias
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 ovos
- 1 gema
- sal
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais para povilhar a bancada
Vamos começar!
Asse as beterrabas (só corte a raiz e o topo dela) a 220 graus por cerca de 45 minutos ou até estar tenra. Eu as enrolo no papel alumínio para que elas cozinhem no vapor.
Depois deste tempo, espere um pouco para que esfriem e as descasque e corte grosseiramente.
Em um processador, coloque a beterraba e processe até que forme um purê
Em seguida, adicione os ovos, o azeite e o sal e bata novamente
Adicione a farinha e "pulse" até que a massa se forme. Esta massa é mais molhada que as que não tem beterraba. Normalmente a massa estaria pronta no processador quando tem uma aparência "esfarelada", e na bancada que você a trabalha e faz parecer massa. Se não tiver um processador, você pode fazer este processo na mão. Coloque toda a farinha em uma bancada e no meio faça um buraco, dentro dele coloque os líquidos e aos poucos vá incorporando os dois
Enfim, transfira a massa para uma bancada e enfarinhada
Trabalhe a massa, sovando por cerca de 10 minutos ou até que ela esteja elástica
Enrole a massa em um filme plástico e deie descansar na geladeira por pelo menos 1 hora
Antes de utilizar a massa, retire da geladeira 10 minutos antes. Eu tenho uma máquina de massas (que estica a massa), mas se você não tiver uma, pode abrir no rolo de macarraão mesmo!
Para começar, corte cerca de 1/6 da massa e a estique um pouco com o rolo de macarrão
Em seguida, passa a massa pela máquina por cada nível, até que ela esteja na espessura desejada
Corte a massa no formato desejado. Aqui eu usei o cortador da mºaquina para fazer linguini
Deixe a massa secar por pelo menos 10 minutos. Por esta massa ser bem molhada, eu deixei secar por uma noite, pendurada em varios cabides (rs...)
Utilize a massa normalmente. O restante pode ser guardado se estiver seco. Quanto mais fresca a massa, menos tempo de cozimento, a cada minuto tire uma e experimente para ver se está no ponto
A massa vai perder a cor roxa vibrante dela, mas oque vale é a intenção! Eu gosto de servi-la com algum molho de uma cor contrastante, como o de queijo como utilizei aqui... Faça bastante e guarde para poder usar durante muito tempo! De de presente, em uma embalagem bonita, os presentes valem muito mais quando você que os faz! Bon Appetit!