Ainda sobre o menu dos Dias dos Namorados, agora vou dar a dica do risoto. Eu não sou autoridade no caso mas entendo que muitas pessoas ainda se sentem intimidadas em fazer esse prato. Acho que essas são as pessoas que se assustam quando escutam coisas do tipo "no ponto" ou "sal e pimenta a gosto"... Infelizmente, a única forma de se sentir confortável fazendo essas receitas é através da prática! Talvez você erre uma ou duas vezes, mas a recompensa será aprender a fazer não uma receita, mas um método que você podera usar em uma variedade infinita de risotos!
Vamos lá esses são os passos importantes para o preparo de um bom e tradicional risoto. A partir desse método, você pode preparar qualquer tipo de risoto que quiser. Risoto não só é um prato favorito de 10 entre 10 pessoas, mas ele também é uma ótima forma de limpar a geladeira ; )
1) Use arroz arboreo, ou arroz para risoto de grão curto. Esse tipo de arroz tem mais amido que outros tipos de arroz, e esse amido que ao ser trabalhado no processo do preparo dá a cremosidade ao risoto (que não leva um pingo de creme!)
2) O caldo será a base do seu risoto. O caldo pode ser qualquer um: carne, frango, legumes, peixe, frutos do mar, polvo, cogumelos... Qualquer um! Contanto que seja um caldo saboroso e que se harmonize com os adicionais que você colocará no risoto. O caldo deve estar quente ao ser incorporado ao arroz porque se colocarmos um caldo frio, a temperatura da panela e do arroz cairá e isso atrapalha o ponto do risoto e atrasa o seu preparo.
3) Esquente o arroz com um pouco de azeite de oliva por 1 ou 2 minutos antes de adicionar qualquer líquido. Esse "tostar" ajuda a criar outra camada de sabor ao arroz.
4) O primeiro líquido a ser adicionado ao risoto deverá ser um vinho seco, branco ou tinto. Se não tiver ou não quiser, não coloque. Não será um risoto tradicional, mas cada qual cada qual... O vinho também adiciona uma camada de sabor muito especial. O álcool evapora e fica o gostinho do vinho lá no fundo.
5) Adicione caldo até cobrir o arroz e mexa sempre, até todo o líquido ser incorporado pelo arroz, nesse ponto você adicionará mais caldo, até cobrir o arroz novamente.
6) Esse processo será repetido quantas vezes forem necessárias até o arroz ficar "no ponto", ou no caso do risoto, levemente "al dente", isso significa que o centro do arroz ofere uma leve resistência ao moder do dente, isso quer dizer, não é cru nem cozido demais. No geral, eu adiciono líquido 3 ou 4 vezes para obter esse ponto. O arroz não deverá estar completamente seco, risoto é um prato mais para "corrido" que firme. Nesse ponto, adicione qualquer proteína ou adicional que você deseje adicionar ao risoto, já preparada (camarão, polvo, cogumelo, tomates, ervas, etc) ou o deixe puro. Vale lembrar que, ao esfriar, e ao adicionar queijo, o risoto também resseca e endurece, então sempre deixe ele mais para"molhadinho" que pra menos.
7) Quando o arroz está "al dente", adicione 2 a 3 colheres de manteiga e faça oque os italianos chamam de "mantecare", que nada mais é que trabalhar mais ainda o amido do risoto com a gosrdura da manteiga para obter a cremosidade típica do prato. Fazemos isso adicionando a manteiga e mexendo muito rápido o risoto por 30 segundos.
8) Adicione queijo parmesão de boa qualidade ao final, mexa mais um pouco e está pronto para servir! Pontos importantes: Risoto tradicional não leva creme (não precisa pois já tem sua cremosidade própria) e deverá ser consumido imediatamente! Se quiser preparar um risoto com antecedência, cozinhe o arroz 75% e finalize o resto do processo na hora. Com oque sobrar do risoto (duvido que sobre, mas...) faça "arancini", bolinhos fritos de risoto, um aperitivo delícia!! Buon Appetito!!
Fica a dica: Café com Chocolate
Como mencionei no post do dia dos namorados, eu adoro colocar um toque de café nas minhas receitas de chocolate. É um truque que aprendi com Ina Garten, que tem o programa "Barefoot Contessa", e ela faz o teste da diferença com várias pessoas de um bolo com e outro sem o café e todos preferem o com café! Você não sente o gosto do café, ele simplesmente intensifica o sabor do chocolate! Fica a dica de hoje ; )
Nenhum comentário:
Postar um comentário