quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Turquia no prato




laranjas e romãs: uma das frutas mais típicas do país

 Olá galerinha!!!
 Hoje vou escrever um pouquinho da minha experiência na Turquia e seus sabores..
 Não sei oque vocês sabem sobre o país, eu certamente não sabia muito antes de ir pela primeira vez anos atrás, mas hoje vejo o porquê muitos se apaixonam pelo país e principalmente por Istambul. O país islâmico, totalmente ocidentalidado, é uma linda colcha de retalhos de tudo que já foi no passado.









     Como eu disse na postagem anterior, a Turquia não só é um país grande, com regiões distintas (como no Brasil, cada região tem uma culinária típica) mas tem um aditivo fundamental que torna sua gastronomia única e vasta que é seu histórico milenar onde foi dominada e dominou inúmeros países e regiões. O império Otomano, do qual Istambul foi a capital e dominou por mais de 600 anos, se extendeu do nordeste da Europa, ao oeste da Ásia até o Norte da áfrica. O império trouxe dessas localidades ingredientes, técnicas e sabores que até hoje perduram na culinaria Turca. A cultura de ingredientes mediterrâneos e o comércio de especiarias entre a Ásia e a Europa, que tinha Istanbul como parte da rota e parada obrigatória, também são influencias fortes nas mesas turcas e muitos países disputam vários pratos como sendo originários seus... Mas quem vai saber? Oque importa é que a gente se dá bem nesse caldeirão de sabores que encantam até aqueles mais resistentes a novos experiementos gastronômicos!

Turkish delights!
Mezes Turcos (entradas)


   Enfim, ficamos em um hotel super legal, onde foi o casamento, chamado Ciragan Palace. Além de ser um hotel lindo e chiquérrimo, ele também já foi um palácio de verdade nos tempos antigos... Bem legal.

             





    O casamento foi lindo, tudo correu impecavelmente, oque é uma conquista já que tinham 550 pessoas!! Pra mim, isso é uma população de uma pequena cidade!! Mas enfim!! A comida foi muito leve, e eu quase perdi a mesa de doces (a melhor parte de qualquer casamento - a criança gulosa dentro de mim não me deixa mentir!), já que a mesa estava escondida num cantinho que ninguém via!! Graças a uma amiga, no fim do casamento eu, como uma miragem, vi a mesa de doces e mesmo muito satisfeitas pelos 3 courses do jantar, fiz um pratinho com um pouco de cada!!

Durante a festa de casamento com a Fosca. "No bueno!" ;) 

Entrada do menu do casamento: salmão defumado, camarão cozido, aspargos, e alcachofra rechada com salade de maça


Imagina se não tivesse visto!!!!

  Durante os dias que estive lá, fomos a alguns pontos turisticos, mas como qualquer mortal turista oque a gente gosta mesmo é de fazer compras né! Perdoem-me os intelectuais...
  Primeiro fomos ao Grande Bazar, onde todo mundo te aborda pra te vender coisas e voce tem que se esquivar e fingir que nem ouviu... E não é que todo vendedor por alguma mágica sabia que eu era brasileira?? Ficavam gritando: "Brazilian, brazilian!!" Me poupe!! A meninas ficaram loucas com as imitações de bolsas Hermes, Vuitton, chloe... Tambem cópias perfeitas de relógios, porcelanas e tapeçarias turcas...

fiz 3 pedidos pro gênio!

  Mas eu fiquei doida mesmo quando fomos ao mercado de especiarias... Nossa, comprei tudo que podia e não podia, a alfândega que me perdoe... Açafrão iraniano, chá de rosas e de maçã, Mel, semente de coentro, allspice, baklava, cerejas e cramberries secos, pignole, e muito mais!!! Fiquei até emocionada!! hehe

Milhões de chás!!! Fiquei viciada!

Frutas secas!! Típicas!!


mel no favo! yummm

   É isso pessoal, espero que vocês tenham conseguido provar um pouquinho da minha viagem, foi fantástica, como uma viagem deve ser... Que nos deixa cheia de memórias e um gostinho de quero mais!

 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Oque fazer com aquelas bananas super maduras?? Bolo de banana com nozes e passas!! Yummm




  Bom dia, galeraaaa!! Pô, dessa vez fiquei muito tempo sem postar por aqui! Foi por um bom motivo! Cheguei há poucos dias da Europa, fui ao casamento de uma amiga em Istanbul-Turquia. O casamento foi lindo, mas o motivo maior de ir foi para reencontrar minhas amigas da época que estudei na Suíça, muitas que não via há muitos anos! Obviamente, lugares exóticos significam comidas exóticas! Nada de muuuito esquisito, já que muitos dos nossos imirantes trouxeram os sabores árabes para o Brasil então conhecemos muitos dos temperos. Além disso, a comida turca, apesar de muito variada, lembra muito a comida mediterrânea como um todo... Então se você já comeu comida Grega, Libanesa ou do sul da Itália, não vai estranhar muito a comida Turca. Mas hoje não é dia de falar da viagem! Vou fazer um post especial sobre os sabores da Turquia pra matar as minhas saudades e matar vocês um pouco de vontade!
  Hoje é dia de bolo!!! Eu também voltei dessa viagem viciada em chá! Eu sou uma bebedora de café fiel e incorruptível, mas não é que eu tomei gosto pelo chá? Eu dizia que chá tinha gosto de água suja, que não tem a mínima graça... Pois então, queimei minha língua, literalmente! E nada melhor que um bolinho deli pra acompanhar uma caneca de chá quentinha pra completar o fim da tarde (e pra tornar o chá não light!). Ontem eu olhei pra minha prateleira de frutas e tinha umas 14 bananas que só iam me durar no máximo 2 dias... Com metade delas fiz salada de frutas, vitamina, mas ainda tinham umas 7 que ficavam me olhando... Até pensei em fazer doce mas não tinha suficiente pra doce e não ia sair pra comprar mais bananas! Daí, enquanto tomava o meu chá, pensei em fazer um bolo de banana! A banana oferece além do sabor, umidade para o bolo. Adicionei canela, passas, nozes e avelãs, os melhores amigos da banana e voilá! Façam em casa, você provavelmente já tem todos os ingredientes em casa!



Ingredientes:

3 bananas grandes
1/3 xícara de manteiga derretida
1 colher chá canela em pó
1 ovo
1/2 xícara de açúcar mascado (se não tiver, substitua pela mesma quantidade de açúcar normal)
1/2 xícara de açúcar normal
1 colher chá essência de baunilha
1 colher chá bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3/4 xícara de nozes e avelãs picadas (pode usar oque tiver... amêndoas, castanha de caju, castanha do para, etc)
 1/2 xícara de uva passa
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Modo de fazer:

  Pré aqueça seu forno a 180 graus. Unte uma assadeira (de pão, aquelas compridas, de freferência) com manteiga e farinha e reserve.

  Amasse as bananas com a canela e adicione a manteiga derretida. Misture.









  Em seguida adicione os açúcares, ovo, bicarbonato, sal e essência de baunilha. Misture.


  Adicione a farinha de trigo e mexa o suficiente só para incorporar todos os ingredientes (quando mistura muito a farinha seu bolo pode ficar duro!). Com a ultima 1/2 xícara de farinha, misture as passas e nozes antes de incorporá-los à massa (isso ajuda para que esses ingredientes não afundem para o fundo do bolo. misture até incorporar.



 Despeje a massa na asadeira já untada e asse por cerca de 1 hora (espete um palito depois desse tempo, se ele sair sem resíduos de massa, seu bolo está pronto).



 Deixe seu bolo esfriar, depois desenforme. Sirva com uma glace feita com açúcar de confeiteiro, leite e essência de baunilha se gostar. Bon Appetit!!