Bom Dia, Galerinha!!
Poxa... Hoje me inspirei no comfort food movement... Ou melhor, a boa e velha, mas deliciosa e insubstituível comida da vovó. Comida essa que não importa quantas vezes você tente reproduzir nunca fica exatamente igual... Porque aquela comidinha tem a famosa pitada de amor que só nossa avó tem!
O movimento de Comfort Food se difundiu e se instalou nos Estados Unidos, terra onde o fast food, comida de restaurante e comidas prontas e congeladas sempre foram uma opção presente na casa das pessoas. Cansadas desse tipo impessoal de comida, as pessoas começaram a pedir mais e mais essa comida rústica, ou na traduçao direta, "comida confortável", que nada mais é que aquela comidinha que você quer quando está carente, doente, ou quando quer se enrolar num cobertor com um prato quente e despretencioso nas mãos, na frente de TV e comer sem preocupações...
Enfim, eu passei esta última semana me recuperando de uma cirurgia de correção de grau (YEY, eu não preciso mais usar óculos!) na casa da minha avó LINDA! Linda mesmo, ela já foi Miss Brasil 3a idade e faz comerciais, peças e teatro entre outras coisas! E eu fui paparicada sem fim! Então para todos vocês que têm ou não esse "dengo", e para todas as avós desse Brasil, dedico a receita de hoje... Uma polenta deliciosa, que aqui eu tô servindo com um Franguinho ensopado MARA, sem pretenção mas sem igual também! Façam, congelem pra sempre terem.. não vão se arrepender! Vamos lá!!
Hummm... Agora é só acender a lareira com um vinhozinho!! A foto não faz juz à delícia!! |
- 3 copos (200 ml) leite integral
- 1 cubo caldo de galinha (ou se tiver caldo de galinha natural, substitua metada da quantidade de leite pela mesma quantidade de caldo de galinha)
- 3/4 de polenta
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- queijo ralado a gosto
- sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela, adicione o leite, o cubo de caldo de galinha, sal e pimenta a gosto. Não exagere no sal já que o caldo de galinha já tem bastante sal. Esquente o líquido até ferver e o cubo de caldo se dissolver.
Quando levantar fervura, aos poucos, adicione a polenta sem parar de mexer.
Adicione toda a polente e continue mexendo até obter uma consistência cremosa e firme
Transfira sua polenta para um recipiente onde ela possa esfriar e se moldar, aqui usei uma forma de bolo, você tambem deve forrar sua forma com filme plástico, para remoção fácil!
Deixe esfriar a temperatura ambiente ou na geladeira, até sua polente ficar firme. Nesse ponto, desenforme a polenta e corte no formato que quiser, eu cortei no em palitos
Em uma panela anti aderente, esquente 1 colher de sopa de azeite de oliva e toste todos os lados da sua polenta. Por fim, povilhe com queijo ralado a gosto.
Frango Ensopado delícia com tomates, aimpim e abóbora (rendimento 4 pessoas)
- 6 coxas de frango, de preferência orgânico
- 1 cebola grande picada
- 5 dentes de alho picados
- 1 lata de tomates pelados ou molho de tomate pronto com 2 tomates picados (é oque fiz aqui, tanto faz)
- 1 garrafa (395 ml) cerveja de boa qualidade
- 1 cubo caldo de galinha
- 2 copos abóbora picadas em tamanho médio
- 2 copos aipim/mandioca picados em tamanho médio
- 1 colher de chá de oregano seco
- 1 ramo de salsinha picado
- 1 ramo de coentro picados
- 5 cebolinhas picadas
- 3 fohas de louro
- pimenta dedo de moça a gosto picada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de fazer:
Em uma panela grande, adicione e esquente o azeite de oliva. Em seguida adicione as coxas de frangos (seque bem as coxas e não amontoe as coxas, você quer tostar as coxas nesse momento, se colocar muitas e cada uma não tiver a chance de ter contato com o fundo da panela, elas vão cozinhar a vapor e não desenvolver a cor dourada e o sabor). Toste as coxas de todos os lados
Em seguida, retire as coxas e reserve. Adicione o restante do azeite, e adicione a cebola, alho, louro, orégano e pimenta dedo de moça e refogue por cerca de 5 minutos.
Depois de reforgar a cebola e o alho, adicione a cerveja, as coxas, as latas de tomates e misture.
Adicione o aipim, a abóbora e as ervas e espere levantar fervura. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio/baixo e deixe cozinhar por cerca de 50 min - 1 hora. Prontinho!! Pode servir na hora, como pode deixar na geladeira por uma semana! No freezer por 2 meses! Quanto mais tempo ele fica quietinho, melhor!! Aqui eu servi com polenta mas sirva com arroz, pure de batatas, pão italiano ou oque quiser!
Minha avó linda!!!