segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comida Rústica! Polenta com Ensopado Deli de Frango! Comfort Food da avó! Pra comer de colher, sem etiqueta e rezando!



  Bom Dia, Galerinha!!
  Poxa... Hoje me inspirei no comfort food movement... Ou melhor, a boa e velha, mas deliciosa e insubstituível comida da vovó. Comida essa que não importa quantas vezes você tente reproduzir nunca fica exatamente igual... Porque aquela comidinha tem a famosa pitada de amor que só nossa avó tem!
  O movimento de Comfort Food se difundiu e se instalou nos Estados Unidos, terra onde o fast food, comida de restaurante e comidas prontas e congeladas sempre foram uma opção presente na casa das pessoas. Cansadas desse tipo impessoal de comida, as pessoas começaram a pedir mais e mais essa comida rústica, ou na traduçao direta, "comida confortável", que nada mais é que aquela comidinha que  você quer quando está carente, doente, ou quando quer se enrolar num cobertor com um prato quente e despretencioso nas mãos, na frente de TV e comer sem preocupações...
  Enfim, eu passei esta última semana me recuperando de uma cirurgia de correção de grau (YEY, eu não preciso mais usar óculos!) na casa da minha avó LINDA! Linda mesmo, ela já foi Miss Brasil 3a idade e faz comerciais, peças e teatro entre outras coisas! E eu fui paparicada sem fim! Então para todos vocês que têm ou não esse "dengo", e para todas as avós desse Brasil, dedico a receita de hoje... Uma polenta deliciosa, que aqui eu tô servindo com um Franguinho ensopado MARA, sem pretenção mas sem igual também! Façam, congelem pra sempre terem.. não vão se arrepender! Vamos lá!!

Hummm... Agora é só acender a lareira com um vinhozinho!! A foto não faz juz à delícia!!
Polenta (4 porções)

- 3 copos (200 ml) leite integral
- 1 cubo caldo de galinha (ou se tiver caldo de galinha natural, substitua metada da quantidade de leite pela mesma quantidade de caldo de galinha)
- 3/4 de polenta
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- queijo ralado a gosto
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, adicione o leite, o cubo de caldo de galinha, sal e pimenta a gosto. Não exagere no sal já que o caldo de galinha já tem bastante sal. Esquente o líquido até ferver e o cubo de caldo se dissolver.


Quando levantar fervura, aos poucos, adicione a polenta sem parar de mexer.


Adicione toda a polente e continue mexendo até obter uma consistência cremosa e firme


Transfira sua polenta para um recipiente onde ela possa esfriar e se moldar, aqui usei uma forma de bolo, você tambem deve forrar sua forma com filme plástico, para remoção fácil!


Deixe esfriar a temperatura ambiente ou na geladeira, até sua polente ficar firme. Nesse ponto, desenforme a polenta e corte no formato que quiser, eu cortei no em palitos


Em uma panela anti aderente, esquente 1 colher de sopa de azeite de oliva e toste todos os lados da sua polenta. Por fim, povilhe com queijo ralado a gosto.



Frango Ensopado delícia com tomates, aimpim e abóbora (rendimento 4 pessoas)

- 6 coxas de frango, de preferência orgânico
- 1 cebola grande picada
- 5 dentes de alho picados
- 1 lata de tomates pelados ou molho de tomate pronto com 2 tomates picados (é oque fiz aqui, tanto faz)
- 1 garrafa (395 ml) cerveja de boa qualidade
- 1  cubo caldo de galinha
- 2 copos abóbora picadas em tamanho médio
- 2 copos aipim/mandioca picados em tamanho médio
- 1 colher de chá de oregano seco
- 1 ramo de salsinha picado
- 1 ramo de coentro picados
- 5 cebolinhas picadas
- 3 fohas de louro
- pimenta dedo de moça a gosto picada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer:

Em uma panela grande, adicione e esquente o azeite de oliva. Em seguida adicione as coxas de frangos (seque bem as coxas e não amontoe as coxas, você quer tostar as coxas nesse momento, se colocar muitas e cada uma não tiver a chance de ter contato com o fundo da panela, elas vão cozinhar a vapor e não desenvolver a cor dourada e o sabor). Toste as coxas de todos os lados



Em seguida, retire as coxas e reserve. Adicione o restante do azeite, e adicione a cebola, alho, louro, orégano e pimenta dedo de moça e refogue por cerca de 5 minutos.


Depois de reforgar a cebola e o alho, adicione a cerveja, as coxas, as latas de tomates e misture. 




Adicione o aipim, a abóbora e as ervas e espere levantar fervura. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio/baixo e deixe cozinhar por cerca de 50 min - 1 hora. Prontinho!! Pode servir na hora, como pode deixar na geladeira por uma semana! No freezer por 2 meses! Quanto mais tempo ele fica quietinho, melhor!! Aqui eu servi com polenta mas sirva com arroz, pure de batatas, pão italiano ou oque quiser!




Minha avó linda!!!





terça-feira, 24 de julho de 2012

O melhor hamburger - Feito em casa! Pra você nunca mais precisar passar pelo drive thru..!

   Bom dia, galera! Putz, fiquei longe um tempinho aí, né..? Semana passada viajei pra Recife e não cozinhei nenhum dia! Só comi! Vou confessar que já estava morrendo de saudade da cozinha... Cheguei na sexta, 1 da manhã, e as 6 da matina ja estava acordando pra ir pra minha aula de sushi (puramente por curiosidade... vocês não verão Raquel sushiwoman tão cedo!). Deu pra matar um pouquinho a saudade da faca e da tábua...



minha criação do dia


   Mais tarde, já fora do reino das carnes cruas, resolvi fazer um hambúrger em casa, original, que dá de 10 em QUALQUER um que você possa comprar num fast food! Além de ser rápido, de você ter controle sobre oque vai entrar na sua refeição, esse hambúrger tem um sabor superior (já que não teva todos os aditivos e sabe-se lá mais oque que eles colocam nesses restaurantes..). Com certeza vai virar um curinga na sua casa! Mão na massa!


Ingredientes (4 porções)

Para o Hambúrger:

- 1 kg acém moído (obs: o acém é melhor pois tem mais gordura que outras carnes de primeira, oque tornará seu hambúrger mais suculento. O ideal é uma carne com a proporção de 80% carne e 20% gordura para um hambúrger bem úmido e suculento. Se você compra sua carne em um açougueiro e puder, também peça para ele moer a carne duas vezes.
- 4 pães de hambúrger
- 8 fatias médias de queijo coalho
- 8 folhas de alface lisa
- 4 fatias de tomate
- sal e pimenta
- manteiga para passar no pão

Para a cebola caramelizada (opcional mas recomendo como topping do seu burger!):

- 4 cebolas roxas médias cortadas em rodelas
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de alecrim seco
- 1 colher de sopa de açúcar comum
- 2 colheres de sopa de azeite balsamico
- sal e pimenta a gosto

Modo de fazer Cebola Caramelizada:

Em uma panela, coloque a manteiga e o azeite, quando derretida a manteira adicione o alecrim, cebola, alho sal e pimenta. Deixe caramelizar em fogo baixo por volta de 20 minutos. Depois adicione o açúcar e o azeite balsâmico e deixe por mais cinco minutos no fogo. Reserve.

Modo de fazer Hambúrger:

   Separe a carne em quatro partes iguais. Façar bolinhos no formato de hamburgeres em cada uma delas. A dica aqui é, quanto mais suculento e mal passado você queira, mais alto faça o seu hambúrger. Quando estiver moldando seu hambúrger, deixe o centro dele mais fino que as bordas, pois quando assa ele infla e se não fizer isso, ele vai ficar maior no meio e não com uma altura uniforme.Também evite manipular muito essa carne, quanto mais amassar, apertar etc, mais dura ela pode ficar. Pronto, salpique seu hambúrger com sale  pimenta, espere cinco minutos, pincele com azeite de oliva ou óleo vegetal (para não grudar) e coloque-os em uma frigideira, grill ou churrasqueira, bem quente. Vai fazer fumaça mas vale a pena! Dependendo da altura do seu hambúrger e do seu gosto (ao ponto, levemente rosado por dentro na minha opiniao é o melhor), deixe em média 3 a 4 minutos de cada lado. Não espete ou corte seu hambúrger para saber se está bom! Aperte o hambúrger levemente para saber se está bom. Se estiver muito duro, está bem passado, se estiver molinho está mal passado. Você quer o meio termo! No último minuto de cozimento, adicione o queijo em cima da carne e cubra a panela para que ele possa derreter. Paralelamente, toste as duas metades do seu pão, quando pronto retire do fogo, adicione o alface e tomate na metade de baixo e salpique com sal e pimenta.
   Retire seu hambúrger, deixe descansar uns 3 minutos e coloque em cima do tomate que já estará no pão. Cubra com o topping de cebola caramelizada e está pronto! Sirva com batata frita, picles e oque mais quiser! Bom apetite!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ovos poché pra um lanche especial!

  Bom dia, pessoal!

  Segunda-feira está aí, mas nem por isso vamos deixar de curtir oque comemos e fazer um agrado para nós mesmos! Na verdade, eu acho que são justamente nos dias mais movimentados que nós precisamos reservar um tempinho para nós mesmos! Eu sei que no dia a dia temos trabalho, casa, família, problemas... E tudo isso muitas vezes toma o topo da nossa lista de prioridades e o tempo para nós mesmos cai pra último lugar na tal lista das prioridades. O fato é, muitas vezes um mimo que fazemos para nós mesmos pode ser muito rápido e fazer um mundo de diferença ao fim de uma semana ou um mês.
  Suas refeições são uma ótima oportunidade para fazer esse mimo com você mesmo. Sentar perto de uma janela com uma caneca de café ou chá quentinho e observar a vida lá fora, a natureza por 10 minutos pode ser uma delícia e colocar tudo em perspectiva! Hoje vou mostrar como fazer um ovo poché, que pode ser comido puro, adicionado à uma salada, no sanduíche, ou como vou mostrar aqui em um semi "eggs benedict" que é um prato tipicamente servido nos brunchs americanos. Ele é semi porque como estamos no Brasil, não temos todos os ingredentes do prato tradicional, então adaptamos! No tradicional, usamos o "english muffin" que é um pãozinho típico dos EUA e Europa, o "Canadian Bacon" que é um lombinho curado e o "molho Holandaise", um molho a base de gemas de ovos e manteiga (um dia eu faço aqui, não é difícil mas requer um pouco de técnica!). No dia a dia muitas vezes não temos todos os ingredientes que precisamos ou tempo, adaptamos pois não vamos deixar de fazer o prato! Faça o ovo poché para seu café da manha, brunch ou lanche da tarde! A gema molinha se mistura com os outros ingredientes... HUM! Um abraço na sua alma! Bom apetite!


  Ingredientes - 1 porçao:

- 1 ovo caipira/granja/orgânico (tente SEMPRE comprar esse tipo de ovo. É um pouco mais caro, mas não só é mais humanamente correto mas a qualidade é infinitamente melhor, ainda mais quando vai comer o ovo purinho assim... Veja a diferença da cor da gema de um ovo normal com um ovo caipira.. Nunca mais você deixará de comprar o da granja!) 
- 1 fatia de pão torrado com manteiga
- 1 fatia de presunto ou peito de peru
- 1 colher de sopa de cream cheese, creme de ricota ou requeijao
- 1 colher se sopa de vinagre branco
- sal e pimenta a gosto

  Modo de fazer:

 Em uma panela alta, coloque água e leve ao fogo e deixe esquentar até pouco antes de ferver (pequenas bolhinhas sobem na parede da penela - você não quer que a água ferva). Enquanto isso, passe manteiga no seu pãozinho e o coloque para tostar. Na mesma assadeira ou chapa, adicione o presunto ou peito de peru para que ele possa tostar também. Depois de tostados, retirem o pão e presunto do forno e passe cream cheese ou requeijão no pão. Coloque o presunto em cima do pão.
  Quando a água estiver no ponto, adicione o vinagre. Quebre o ovo e coloque em uma xícara ou recipiente pequeno (para ver se está bom e poder adicionar a água suavemente e rapidamente). Com o cabo de uma colher de pau, mexa a água quente na panela, como quisesse fazer um redemoinho - isso vai fazer que a clara do ovo, uma vez que adicionado à água não se disperse. Adicione o ovo, e deixe cozinhar por 2 minutos e meio, para uma gema levemente corrida - minha preferida! Se quiser menos corrida deixe mais, se quiser mais corrida, deixe menos. Com uma colher vazada, retire o ovo da água e retire o excesso da água em um papel toalha. Coloque o ovo em cima de presunto, adicione sal e pimenta moída na hora, um fio de azeite e aproveite!
  Dica: Se quiser fazer vários ovos, quando tiver muitos convidados, etc, você pode fazer os ovos 90% do preparo completo e na hora de servir, esquente a água, coloque os ovos na água e os esquente
novamente - Assim que eles fazem nos restaurantes!