segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ovos poché pra um lanche especial!

  Bom dia, pessoal!

  Segunda-feira está aí, mas nem por isso vamos deixar de curtir oque comemos e fazer um agrado para nós mesmos! Na verdade, eu acho que são justamente nos dias mais movimentados que nós precisamos reservar um tempinho para nós mesmos! Eu sei que no dia a dia temos trabalho, casa, família, problemas... E tudo isso muitas vezes toma o topo da nossa lista de prioridades e o tempo para nós mesmos cai pra último lugar na tal lista das prioridades. O fato é, muitas vezes um mimo que fazemos para nós mesmos pode ser muito rápido e fazer um mundo de diferença ao fim de uma semana ou um mês.
  Suas refeições são uma ótima oportunidade para fazer esse mimo com você mesmo. Sentar perto de uma janela com uma caneca de café ou chá quentinho e observar a vida lá fora, a natureza por 10 minutos pode ser uma delícia e colocar tudo em perspectiva! Hoje vou mostrar como fazer um ovo poché, que pode ser comido puro, adicionado à uma salada, no sanduíche, ou como vou mostrar aqui em um semi "eggs benedict" que é um prato tipicamente servido nos brunchs americanos. Ele é semi porque como estamos no Brasil, não temos todos os ingredentes do prato tradicional, então adaptamos! No tradicional, usamos o "english muffin" que é um pãozinho típico dos EUA e Europa, o "Canadian Bacon" que é um lombinho curado e o "molho Holandaise", um molho a base de gemas de ovos e manteiga (um dia eu faço aqui, não é difícil mas requer um pouco de técnica!). No dia a dia muitas vezes não temos todos os ingredientes que precisamos ou tempo, adaptamos pois não vamos deixar de fazer o prato! Faça o ovo poché para seu café da manha, brunch ou lanche da tarde! A gema molinha se mistura com os outros ingredientes... HUM! Um abraço na sua alma! Bom apetite!


  Ingredientes - 1 porçao:

- 1 ovo caipira/granja/orgânico (tente SEMPRE comprar esse tipo de ovo. É um pouco mais caro, mas não só é mais humanamente correto mas a qualidade é infinitamente melhor, ainda mais quando vai comer o ovo purinho assim... Veja a diferença da cor da gema de um ovo normal com um ovo caipira.. Nunca mais você deixará de comprar o da granja!) 
- 1 fatia de pão torrado com manteiga
- 1 fatia de presunto ou peito de peru
- 1 colher de sopa de cream cheese, creme de ricota ou requeijao
- 1 colher se sopa de vinagre branco
- sal e pimenta a gosto

  Modo de fazer:

 Em uma panela alta, coloque água e leve ao fogo e deixe esquentar até pouco antes de ferver (pequenas bolhinhas sobem na parede da penela - você não quer que a água ferva). Enquanto isso, passe manteiga no seu pãozinho e o coloque para tostar. Na mesma assadeira ou chapa, adicione o presunto ou peito de peru para que ele possa tostar também. Depois de tostados, retirem o pão e presunto do forno e passe cream cheese ou requeijão no pão. Coloque o presunto em cima do pão.
  Quando a água estiver no ponto, adicione o vinagre. Quebre o ovo e coloque em uma xícara ou recipiente pequeno (para ver se está bom e poder adicionar a água suavemente e rapidamente). Com o cabo de uma colher de pau, mexa a água quente na panela, como quisesse fazer um redemoinho - isso vai fazer que a clara do ovo, uma vez que adicionado à água não se disperse. Adicione o ovo, e deixe cozinhar por 2 minutos e meio, para uma gema levemente corrida - minha preferida! Se quiser menos corrida deixe mais, se quiser mais corrida, deixe menos. Com uma colher vazada, retire o ovo da água e retire o excesso da água em um papel toalha. Coloque o ovo em cima de presunto, adicione sal e pimenta moída na hora, um fio de azeite e aproveite!
  Dica: Se quiser fazer vários ovos, quando tiver muitos convidados, etc, você pode fazer os ovos 90% do preparo completo e na hora de servir, esquente a água, coloque os ovos na água e os esquente
novamente - Assim que eles fazem nos restaurantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário