terça-feira, 26 de junho de 2012

para acompanhar os drinks! Folhado de parmesão com geléia de cebolas e queijo gruyere

  Bom dia!!!

  Ontem eu tinha decidido começar a maneirar na minha dieta, depois de um feriado inteiro de resort all inclusive... Mas claro, no dia que você realmente quer começar uma dieta, alguma coisa acontece pra você virar e dizer "ah, hoje não vai dar... Amanhã eu começo!" Pois bem, dito e feito! Em plena 2a feira, foi aniversário da minha cunhada e meu namorado sugeriu que eu fizesse umas entradinhas para a festinha... Eu gosto muito de reuniões, festas, enfim, qualquer encontro onde você serve drinks e dois ou três hors d´oeuvres ou entredinhas para beliscar. Eu gosto muito de receber na minha casa. Sempre gostei, independente do tamanho do minha casa, eu sempre encontro uma desculpa pra reunir amigos e "have a good time!". Apesar de adorar fazer jantares para amigos, esses encontros mais informais podem ser organizados de última hora e sem dar trabalho. Depois de anos recebendo em casa, eu aprendi muito sobre oque fazer e oque não fazer. O mais importante é: o anfitrião tem que se divertir! Não tem nada pior que você ser convidado por alguém e essa pessoa não parar quieta, estar o tempo todo tentando servir os convidados... Você fica desconfortável por ela! Então, para evitar esse tipo de situação, não se encha e trabalho e faça o máximo possível preveamente para que possa aproveitar sua festa.
  No geral, eu gosto de fazer duas entradinhas e comprar o resto pronto e montar de uma forma legal. Por exemplo, os bons e velhos queijos (lembrando que esses se possível deveriam ser harmonizados com as bebidas servidas, serem diversos - suaves e cremosos, amarelos e firmes, e azuis.), proteínas curadas e defumadas (presuntos curados, salmão defumado, etc), frutas frescas e secas, oleaginosas (como castanhas, nozes, pistachio), pães diversos, torradas finas, geléias, azeitonas e outras conservas como pickles, cebolinhas, pimenta, enfim... Uma infinidade de coisas que você pode abrir uma lata, servir em uma travessa bonita e se sentir o máximo oferecendo isso para seus convidados.

um bom espumante rosé ou kir royale são drinks ótimos , adicionam um toque feminino e não te  dão trabalho!
Uma boquinha com amigas em NYC, com produtos fantasticos da Eataly, loja tudo de bom de produtos italianos


Queijos fortes combinam bem com o adocicado das frutas frescas e secas. Além de suas cores darem uma alegria a sua mesa!
 

  Essa entradinha que eu vou ensinar hoje é um ótimo exemplo de algo que você pode fazer com antecedência (até um dia antes se quiser e na hora só dar uma esquentadinha no folhado pra lhe devolver sua crocância novamente). É fácil, requer pouquissímos ingredientes e, oque eu mais gosto, pode ser modificada de acordo com o seu humor ou o que você tiver em casa. Vamos aos ingredientes e passo a passo!

 Folhado de queijo com geléia de cebolas roxas e queijo gruyere:

 Ingredientes:

 - 1 caixa de massa folhada pronta gelada mas não congelada (nunca deixe sua massa folhada em temperatura ambiente pois ela pode perder sua habilidade de "folhar".
 - 1 ovo batido
 - 50 gramas de queijo parmesão ralado
 - pimenta a gosto

 Para a geléia de cebola:

 - 6 cebolas roxas médias cortadas finamente
 - 1 dente de alho moído ou cortado finamente
 - 2 folhas de louro
 - 2 colheres de chá de alecrim seco
 - 2 colheres de sopa de manteiga
 - 2 colheres de sopa de açúcar
 - 2 colheres de sopa de azeite balsâmico
 - sal e pimenta a gosto

 Modo de fazer:

 Pré aqueça seu forno a 200 graus. Em uma superfície limpa e levemente untada com farinha, abra a massa folhada com m rolo de macarrão até que ela quase triplique o seu tamanho original. Pincele o ovo batido, salpique a pimenta do reino e um pouco de sal. Em seguida, espalhe o queijo parmesão sobre a massa. Corte a massa ao meio no seu sentido mais longo, e enrole cada uma dessas metades também no sentido mais longo, como um rocambole (não deixe esse "rocambole" muito frouxo).


Corte esses rolinhos em fatias de mais ou menos 1,5 cm (cada metade vai render em média 24 fatias).


  Achate cada fatia contra o sentido do corte (você deve ver o redemoinho de queijo). Em uma assadeira anti aderente, coloque os círculos de massa folhada e termine de achatá-los.


  
 Asse os folhados até que dourem bem, em torno de 20 - 25 minutos (Virem-os depois de cerca de 15 minutos).

 Para a geléia:

  Em uma panela, adicione a cebola, alho, manteiga, sal, pimenta e em fogo médio deixe a cebola reduzir seu volume em cerca de 80% (por volta de 25 - 30 min).





 Depois desse ponto, adicione o açúcar, mexa por mais 3 minutos em fogo baixo e por fim adicione o azeite balsâmico e mexa por mais 3 minutos. Desligue o forno e deixe esfriar.


A minha sugestão aqui foi montar o folhado com uma fatia fina de queijo gruyere, um pouco da geléia e uma pimentinha rosa para decorar! Bom apetite!
 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Folhado de carne, azeitonas e ovos cozidos



Bom dia!! Aqui em Salvador todos já estão em pleno clima de São João... Apesar de ter passado a maioria dos meus São Joãos fora do nordeste, eu A-DO-RO tudo relacionado a essa tematica! Música, festa, clima e principalmente os quitutes deliciosos na sua maioria feita de milho, tapioca, amendoim, aipim/mandioca, etc... Esse ano nós não vamos para o interior, onde se concentram a maioria das festas juninas, vamos para o litoral para um resort que fica a uma hora de Salvador. Tudo bem que não é típicamente junino, mas vai dar pra relaxar e sair da rotina, né?
  Hoje eu não vou falar de nenhuma receita junina, porque eu realmente não fiz nenhuma nessa temporada... Um dia ainda quero fazer um bolo de aipim que tem na casa da família do Daniel que é divino!! Um dia eu roubo a receita e mostro aqui! Então, aqui em casa todo mundo gosta de pastel de carne com azeitona e ovo cozido. Um clássico, né? Eu ainda gosto de adicionar uma pimentinha e uva passas quando eu tenho vontade de algo a mais... Ao invés de pastel de carne, dessa vez eu vou mostrar  uma empanada ou folhado de carne. Você pode usar uma massa de pastel de forno, mas eu muitas vezes tenho preguiça de fazer massas então compro massa folhada pronta (hoje em dia você pode comprar na maioria dos grandes supermercados - o único cuidado que você tem que ter é de não descongelar a massa entre o mercado e sua casa e ao chegar em casa colocar no congelador imediatamente ou na geladeira, se você for utilizá-la no mesmo dia). Vamos a receita!


 Receita Folhado de carne com azeitonas e ovos cozidos

Ingredientes:

 - Uma caixa de massa folhada descongelada na geladeira
 - 1 kg carne moída de boa qualidade, se possível sem nervuras. Eu uso acém moído 2 vezes.
 - 4 ovos cozidos, descascados e picados grosseiramente.
 - 1/2 cebola grande picada
 - 2 dentes de alho picados
 - 100 gr de azeitonas drenadas
 - 1/2 c.c. de cominho
 - 1 c.c. pimenta calabresa (se não gostar de pimenta, omita)
 - 1 c.s. de azeite de oliva
 - 1 ovo batido para pincelar
 - um pouco de farinha de trigo para abrir a massa
 - sal a gosto
  Modo de preparo:

  Pré aqueça o forno a 200 graus. Em uma panela a fogo médio, adicione o azeite, o cominho, a pimenta, o alho e a cebola e deixe saltear por 2 minutos. Adicione a carne moída e deixe a carne cozinhar, separando os gomos para que ela fique bem soltinha (mais ou menos 5 minutos). Adicione as azeitonas e os ovos e misture até incorporados. Desligue o fogo. E deixe o recheio esfriar.



 Em uma superfície levemente untada com farinha de trigo, abra a massa folhada com um rolo de massa até que fique na metada da altura original. Corte a massa em quadrados e com o recheio frio coloque uma colher de sopa bem servida em uma das pontas do quadrado.



 Com o seu dedo molhado com um pouco d´água, molhe a beirada do quadrado de massa e sele o triângulo com a ajuda de um garfo. Pincele cada folhado com ovo batido e com uma faca faça dois pequenos cortes em cima da folhado para o vapor poder escapar e não estorar o salgado. Repita o procedimento até utilizar toda a massa. Leve ao forno por cerca de 20 - 25 min, ou até estar dourado. Prontissímo!! Uma cervejinha, um bom jogo na TV e a tarde está feita!! YUMMMM!!




 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

souffle de queijos verdadeiro e fácil!

  Bom dia! Ontem eu fiz um souffle de queijo para o almoço e achei que este seria um ótimo exemplo de um prato que as pessoas normalmente não ousam fazer no seu dia a dia e que não poderia ser mais fácil, uma vez que você aprende o método. Eu já vi receitas e vídeos de souffles que nao são souffles! Gente, pra ser souffle, tem que ter molho bechamel e tem que ter claras em neve. Se não tiver claras em neve, não só não é souffle, mas uma grande frittata! No entanto, é um prato delicioso e extremamente fácil, e o melhor de tudo, você pode fazer milhões de variações na receita (ao decorrer do tempo vocês vão perceber que eu a-do-ro receitas que possam ser modificadas, no intuito de usar todos os meus "restinhos" da geladeira). Dito tudo isso, vamos para a receita!

Receita Souffle de queijos

- 5 claras
- 4 gemas
- 1 1/4 copo de leite (ou 250ml)
- 2 c.s. grandes de manteiga mais manteiga extra para untar
- 2 c.s. grandes de farinha de trigo
- 1 1/4 copo de queijos ralados (eu prefiro usar queijos amarelos que derretem bem, nesse caso usei mussarela, parmesão e provolone ralados, mas podem usar pecorino, gruyere, gouda, reino... um tipo ou vários!)
- farinha de rosca
- sal e pimenta

Modo de fazer:

 Pre aqueça o forno para 180 graus. Unte um recipiente, preferencialmente redondo e fundo e resistente ao calor (vidro é bom), com manteiga e povilhe com a farinha de rosca.
 Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio, adicione a farinha e misture até formar uma pasta. Cozinhe esse pasta em bogo beixo-médio por pouco mais de 1 minuto (não deixe que a pasta fique muito dourada, você não quer queimar esse "roux", pois ele perderá sua caracteristica de engrossar o bechamel). Depois de 1 minuto, adicione o leite aos poucos, mexendo sempre com um fouet ou colher de pau, incorporando o líquido à pasta, tentando prevenir gomos. Se criar gomos, mexa bem até dissolvê-los. Mexa o creme até que fique grosso. Tempere o bechamel com sal e pimenta a gosto, não salgue muito pois os queijos já são salados. Adicione os queijos e misture mais até que eles derretam dentro do creme. Desligue o fogo. Obs: Eu adicionei brocolis (cru mesmo, em pedaços) porque eu tinha na minha geladeira e eu queria me sentir mais saudável, você pode adicionar a verdura da sua preferência, contanto que não contenha muito líquido ou omitir)
  Bata as claras em um recipiente limpo, com um fouet ou batedeira até obter picos suaves (se o recipiente tiver um mínimo de sujeira ou gordura você não vai conseguir claras em neve). Adicione as gemas ao creme de queijo e misture bem e rápido. Adicione as claras em neve ao creme de queijo em duas partes. Tente incorporar as claras ao creme suavemente em moviemntos firmes mas leves. Isso tem o propósito de não perder o areado das claras, o que vai fornecer a textura leve do souffle. Misture até estarem misturados mas se tiver um pouquinho de clara aqui ou ali não tem problema. Feito isso, coloque o souffle no forno por em torno de 40 - 50 mins (depende do seu forno), até que ele esteja dourado e firme. Espere 5 minutos para servir. Sivacom uma salada verde ou torradas. Bon appetit!




quarta-feira, 13 de junho de 2012


  Bom dia! Feliz pós Dia dos namorados! Com certeza, pra muita gente, um dia cheio de dramas, quando na verdade, deveria somente ser um dia para parar e refletir, agradecer e se divertir um pouco! Se é solteiro e quer namorar, é um dia que você quer que passe rápido! E ele sempre acaba passando mais rápido quando envolve vários drinks e amigos também solteiros. Se você não quer namorar, é o dia que você pode tirar sarro de todos seus amigos comprometidos, e ir para alguma de muitas festas dos solteiros pra tirar proveito daqueles (mais aquelAS) que estâo afogando as mágoas por estarem sozinhos(as)!
 Seja como for, você quer se certificar que vai ter um dia especial e no meio dessa "certificação", muitas vezes, se encontra estressada entre uma reserva de restaurante (que nao encontra porque estão todos booked ou não no horário que você quer, o serviço pior porque a casa está super lotada, o namorado se estressa... aquela beleza) e procurando um presente especial (que você nunca acha de última hora, e acaba dando aquela coisa genérica e se detestando por isso!).
 


  Enfim! Eu passei o meu dia dos namorados com o meu amor com quem tenho o prazer de dividir minha vida e minha casa, aqui mesmo em casa! Cometi um dos pecados citados acima, pois deixei pra comprar o presente de última hora e acabei comprando uma besteirinha (enquanto ele me deu uma pulseira linda com pérolazinhas, minha cara - ele sempre acerta nos presentes!). Pelo menos, evitamos o estress dos restaurantes lotados ao decidir fazer um jantarzinho em casa, minha forma de mostrar meu carinho!
  Tirei a manhã off pra fazer cupcakes de chocolate com ganache de chocolate, que são deliciosos mas oque eu queria mesmo era uma lousa pra escrever o refrão da música "Everything" do Michael Bublé, em chocolate branco. Apesar da minha falta de coordenação motora e talento para confeitar, até que ficou legal! O melhor (pra mim) é que eu uso mistura para bolo de caixa (que nada mais é do que os ingredientes secos medidos pra você, mas qualquer coisa já ajuda em um dia corrido!) e um ganache muito simples. Você pode pegar essa receita e fazer várias modificações, como vou mostrar depois, com morango. Usando o mesmo ganache, só que com chocolate branco, fiz uma trufa de limão com topping de coco seco tostado e uma decoração de coração (ou pelo menos lembra um coração) de açúcar. Para o jantar, um risoto de funghi (favorito do meu namorado) com sal de trufas negras e um filet mignon recheado de espinafre, queijo grana padano e farelo de pão fresco e temperado. Tudo regado a Pinot Noir, hum :) A foto do filet saiu ruim pela falta de luz, nem queria postar mas não podia deixar de mostrar pra vocês pelo menos como ficou.
  Gente, tentem as receitas, nem precisa ser em ocasiões especiais, o risoto e o filet demoraram literalmente 30 minutos pra ficarem prontos. Faça de uma noite de semana normal uma noite especial!

   


Receitas:

Trufa de limão com coco tostado do dia dos namorados:
(rendimento: 28 inidades)

 
- 1 barra de 180 gr de chocolate branco, picada.
- 1/2 copo (ou 100 ml) de creme de leite (pode ser de caixinha).
- Suco de 2 limões
- Raspas de 2 limões (raspem antes de cortar os limões e tirar o sumo)
- 200 gr de chocolate branco para cobertura (de boa qualidade! Se não sua trufa vai ter gosto de gordura hidrogenada - eu usei a cobertura da Garoto).
- 50 gr de coco seco ralado

Coraçao de açúcar:

7 colheres de sopa de açúcar
   
 Modo de fazer:

  Esquente o creme de leite no microondas ou em uma panela, somente até esquentar (tente não ferver). Quando chegar nesse ponto, coloque o chocolate branco, espere 1 minuto e só então comece a misturar até que o chocolate tenha se derretido completamente. (Se ainda não tiver derretido, leve ao microondas por mais 10 segundos ou esquente um pouco na panela). Adicione a mistura o suco e as raspas dos limões e misture até se incorporarem. Deixe a mistura endurecr na geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro). Derreta/tempere a cobertura de chocolate de acordo com as instruções do fabricante, para ficar no ponto de usar. Em uma panela seca, coloque o coco ralado, ligue o fogo e mexa, até que obtenha uma cor "bronzeada". Faça bolinhas (approx. uma colher de chá) com o ganache endurecido, e depois que feitas retorne-as para a geladeira por mais 20 minutos. Mergulhe cada bolinha de ganache na cobertura de chocolate branco com um garfo levante-a, deixe o excesso de cobertura cair, transfira para um outro garfo e coloque em uma travessa alinhada com papel manteiga. Repita a operação com todas as bolinhas e por fim, salpique o coco tostado por cima e leve a geladeira por 10 minutos.
 
  Se quiser fazer o coração de açúcar, coloque o açúcar em uma panela em médio e espere o açúcar dissolver (cuidado para não queimar, assim que derreter, desligue o fogo - não mexa o açúcar com sua colher, mas pode mexer a panela de vez em quando). Quando estiver dissolvido, com uma colher desenhe a calda em cima de um paper manteiga untado com óleo. Espere esfriar e espete em cima das trufas.


Cupcake de chocolate com cobertura de ganache de chocolate e dizeres em chocolate branco:
(rendimento 16 unidades)

Ganache:

- 1 barra de 180 gr de chocolate meio amargo, picada.
- 1/2 copo ou 100 ml de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 1 colher de chá de café solúvel, dissolvida em 1 colher de sopa de água. (O café é só para intensificar o gosto de chocolate, coloco café em tudo que faço de chocolate para obter esse efeito. Se quiser, também adicione a mesma quantidade de cognac, licor de laranja ou qualquer outro saborizante).

Modo de fazer:

  Esquente o creme de leite ou no microondas ou em uma panela até aquecê-lo. Adicione o chocolate picado, espere um minuto e mexa. Se ainda não estiver derretido, retorne ao microondas por 10 segundos ou ao fogo por 30. Incorpore o café ou outro saborizante e reserve.

  Bolo (usei de caixa, gosto da Oetker mas você pode usar qualque um):

Para o meu bolo, além da mistura da caixa, precisei de:

- 3 ovos
- 3/4 de xícara de leite
- 100 gr de manteiga.
- 1 c.c. de café solúvel dissolvida em 1 c.s. de água.

Modo de fazer:

Seguir instruções do fabricante. Depois da massa pronta, eu coloquei as forminhas de cupcakes na minha forma de cupcakes (ou você pode usar forminhas de empadas) e coloquei no forno de 350 graus por 30 minutos. Depois de prontas, deixe esfria-las.

Para fazer as cupcakes, pegue um bolinho, coloque de cabeça para baixo e molhe no ganache de chocolate, deixe pingar o excesso. Repita o procedimento com todos os bolinhos. Leve a geladeira p m or 20 minutos. Nesse caso eu quis escrever o refrão da música com chocolate branco, então também derreti 100 gr de cobertura de chocolate branco conforme as instruções do fabricante, coloquei em um saquinho de confeiteiro feito de papel manteiga (depois coloco o link para voces saberem como fazer em casa), cortei a pontinha do saquinho e escrevi por cima das cupcakes.
  Como disse, essa receita pode ser modificada da forma que preferir (colocar pedaços de twix por cima, ou negresco, coco, etc. Nessa outra ocasião, cortei um buraquinho no bolinho, completei com geléia de morango, e em cima do ganache de chocolate coloquei um morango fresco!



  Risoto de fungui secchi com sal de trufas negras (opcional)
   (rendimento 4 pessoas)

- 1 copo de arroz  arboreo
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 1 saquinho de fungui secchi hidratado e picado.
-  1 1/2 litros da água usada para hidratar o fungui, quente.
- 1 tablete de caldo de carne
- 3/4 copo  queijo parmesão ralado (fresco, por favor)
- 3 c.s. de manteiga
- sal de trufas a gosto (ou sal normal)
- 1 c.s. azeite de oliva

Modo de fazer:

  Em uma panela leve o arroz e o azeite a fogo médio-alto, e mexa por 2 minutos. Adicione o vinho e mexa até o líquido não ser mais visível na panela. Adicione o fungui cortado. Nesse ponto adicione, por vez, 3 conchas do caldo de fungui (adicionei o caldo de carne ao caldo do fungui), ou o suficiente para cobrir o arroz, mexa sempre, até o líquido ser incorporado. Repita o procedimento até o arroz ficar "al dente" (com uma resistência leve no centro do grão - não é cru!) - por volta de 4 vezes. Adicione a manteiga, mexa bem por meio minuto, adicione o queijo, misture mais e corrija o sal (eu usei sal de trufas porque eu tenho em casa, e porque trufas também sendo fungos, complementam o sabor do fungui imensamente! mas ficará delicioso sem esse ingrediente também! Então se não tiver, nao deixe de fazer!). Está pronto seu risoto!

  Fillet Mignon recheado com Espinafre, queijo e farelo de pão fresco temperado.

- 1 peça de fillet mignon de 800 gr (a parte mais grossa do fillet), aberta em um retângulo de mais ou menos 14 cm x 10 cm. Temperado com alho, azeite e alecrim seco.
- 1  maço de espinafre refogado com sal e pimenta e espremido até não ter mais líquido.
- 1/2 copo de queijo parmesão ou grana padano ralado
- Farelo de pão fresco ou comprado, temperado com alho, salsinha e azeite.
- Sal e pimenta a gosto.
- Barbante ou palitos de dente
- 1 c.s. azeite

  Modo de fazer:

  Pre aqueça seu forno para 400 graus. Sobre a peça de fillet coloque camadas do espinafre, do queijo e do farelo. Enrole a carne como um rocambole. Feche o rocambole com os palitos de dente (vários, eu usei 10!). Em um panela com o azeite, sele todos os lados da carne (só até ficar dourada). Leve ao forno por 20 minutos para uma carne rosada e deliciosa!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vamos começar :)

Bom dia! Esse é meu primeiro post no tampa da minha panela! Aqui eu espero construir um espaço onde eu possa dividir receitas, conhecimentos e paixões por tudo comida & cozinha.  Minha motivação principal é mostrar, de uma forma prática e acessível, como qualquer um pode (e deve!) entrar na cozinha e literalmente colocar a mão na massa! Não só pelo prazer de um resultado delicioso, mas principalmente porque na cozinha histórias são contadas, risadas são dadas, crianças aprendem e memórias são criadas Então, independente se você tem uma cozinha dos sonhos, uma pequenininha (como a minha!), ou qualquer uma no meio, give it a try! No final das contas, quem sabe, você também não aprende a amar a beira do fogão? : )