Bom dia! Feliz pós Dia dos namorados! Com certeza, pra muita gente, um dia cheio de dramas, quando na verdade, deveria somente ser um dia para parar e refletir, agradecer e se divertir um pouco! Se é solteiro e quer namorar, é um dia que você quer que passe rápido! E ele sempre acaba passando mais rápido quando envolve vários drinks e amigos também solteiros. Se você não quer namorar, é o dia que você pode tirar sarro de todos seus amigos comprometidos, e ir para alguma de muitas festas dos solteiros pra tirar proveito daqueles (mais aquelAS) que estâo afogando as mágoas por estarem sozinhos(as)!
Seja como for, você quer se certificar que vai ter um dia especial e no meio dessa "certificação", muitas vezes, se encontra estressada entre uma reserva de restaurante (que nao encontra porque estão todos booked ou não no horário que você quer, o serviço pior porque a casa está super lotada, o namorado se estressa... aquela beleza) e procurando um presente especial (que você nunca acha de última hora, e acaba dando aquela coisa genérica e se detestando por isso!).
Enfim! Eu passei o meu dia dos namorados com o meu amor com quem tenho o prazer de dividir minha vida e minha casa, aqui mesmo em casa! Cometi um dos pecados citados acima, pois deixei pra comprar o presente de última hora e acabei comprando uma besteirinha (enquanto ele me deu uma pulseira linda com pérolazinhas, minha cara - ele sempre acerta nos presentes!). Pelo menos, evitamos o estress dos restaurantes lotados ao decidir fazer um jantarzinho em casa, minha forma de mostrar meu carinho!
Tirei a manhã off pra fazer cupcakes de chocolate com ganache de chocolate, que são deliciosos mas oque eu queria mesmo era uma lousa pra escrever o refrão da música "Everything" do Michael Bublé, em chocolate branco. Apesar da minha falta de coordenação motora e talento para confeitar, até que ficou legal! O melhor (pra mim) é que eu uso mistura para bolo de caixa (que nada mais é do que os ingredientes secos medidos pra você, mas qualquer coisa já ajuda em um dia corrido!) e um ganache muito simples. Você pode pegar essa receita e fazer várias modificações, como vou mostrar depois, com morango. Usando o mesmo ganache, só que com chocolate branco, fiz uma trufa de limão com topping de coco seco tostado e uma decoração de coração (ou pelo menos lembra um coração) de açúcar. Para o jantar, um risoto de funghi (favorito do meu namorado) com sal de trufas negras e um filet mignon recheado de espinafre, queijo grana padano e farelo de pão fresco e temperado. Tudo regado a Pinot Noir, hum :) A foto do filet saiu ruim pela falta de luz, nem queria postar mas não podia deixar de mostrar pra vocês pelo menos como ficou.
Gente, tentem as receitas, nem precisa ser em ocasiões especiais, o risoto e o filet demoraram literalmente 30 minutos pra ficarem prontos. Faça de uma noite de semana normal uma noite especial!
Receitas:
Trufa de limão com coco tostado do dia dos namorados:
(rendimento: 28 inidades)
- 1 barra de 180 gr de chocolate branco, picada.
- 1/2 copo (ou 100 ml) de creme de leite (pode ser de caixinha).
- Suco de 2 limões
- Raspas de 2 limões (raspem antes de cortar os limões e tirar o sumo)
- 200 gr de chocolate branco para cobertura (de boa qualidade! Se não sua trufa vai ter gosto de gordura hidrogenada - eu usei a cobertura da Garoto).
- 50 gr de coco seco ralado
Coraçao de açúcar:
7 colheres de sopa de açúcar
Modo de fazer:
Esquente o creme de leite no microondas ou em uma panela, somente até esquentar (tente não ferver). Quando chegar nesse ponto, coloque o chocolate branco, espere 1 minuto e só então comece a misturar até que o chocolate tenha se derretido completamente. (Se ainda não tiver derretido, leve ao microondas por mais 10 segundos ou esquente um pouco na panela). Adicione a mistura o suco e as raspas dos limões e misture até se incorporarem. Deixe a mistura endurecr na geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixei de um dia para o outro). Derreta/tempere a cobertura de chocolate de acordo com as instruções do fabricante, para ficar no ponto de usar. Em uma panela seca, coloque o coco ralado, ligue o fogo e mexa, até que obtenha uma cor "bronzeada". Faça bolinhas (approx. uma colher de chá) com o ganache endurecido, e depois que feitas retorne-as para a geladeira por mais 20 minutos. Mergulhe cada bolinha de ganache na cobertura de chocolate branco com um garfo levante-a, deixe o excesso de cobertura cair, transfira para um outro garfo e coloque em uma travessa alinhada com papel manteiga. Repita a operação com todas as bolinhas e por fim, salpique o coco tostado por cima e leve a geladeira por 10 minutos.
Se quiser fazer o coração de açúcar, coloque o açúcar em uma panela em médio e espere o açúcar dissolver (cuidado para não queimar, assim que derreter, desligue o fogo - não mexa o açúcar com sua colher, mas pode mexer a panela de vez em quando). Quando estiver dissolvido, com uma colher desenhe a calda em cima de um paper manteiga untado com óleo. Espere esfriar e espete em cima das trufas.
Cupcake de chocolate com cobertura de ganache de chocolate e dizeres em chocolate branco:
(rendimento 16 unidades)
Ganache:
- 1 barra de 180 gr de chocolate meio amargo, picada.
- 1/2 copo ou 100 ml de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 1 colher de chá de café solúvel, dissolvida em 1 colher de sopa de água. (O café é só para intensificar o gosto de chocolate, coloco café em tudo que faço de chocolate para obter esse efeito. Se quiser, também adicione a mesma quantidade de cognac, licor de laranja ou qualquer outro saborizante).
Modo de fazer:
Esquente o creme de leite ou no microondas ou em uma panela até aquecê-lo. Adicione o chocolate picado, espere um minuto e mexa. Se ainda não estiver derretido, retorne ao microondas por 10 segundos ou ao fogo por 30. Incorpore o café ou outro saborizante e reserve.
Bolo (usei de caixa, gosto da Oetker mas você pode usar qualque um):
Para o meu bolo, além da mistura da caixa, precisei de:
- 3 ovos
- 3/4 de xícara de leite
- 100 gr de manteiga.
- 1 c.c. de café solúvel dissolvida em 1 c.s. de água.
Modo de fazer:
Seguir instruções do fabricante. Depois da massa pronta, eu coloquei as forminhas de cupcakes na minha forma de cupcakes (ou você pode usar forminhas de empadas) e coloquei no forno de 350 graus por 30 minutos. Depois de prontas, deixe esfria-las.
Para fazer as cupcakes, pegue um bolinho, coloque de cabeça para baixo e molhe no ganache de chocolate, deixe pingar o excesso. Repita o procedimento com todos os bolinhos. Leve a geladeira p m or 20 minutos. Nesse caso eu quis escrever o refrão da música com chocolate branco, então também derreti 100 gr de cobertura de chocolate branco conforme as instruções do fabricante, coloquei em um saquinho de confeiteiro feito de papel manteiga (depois coloco o link para voces saberem como fazer em casa), cortei a pontinha do saquinho e escrevi por cima das cupcakes.
Como disse, essa receita pode ser modificada da forma que preferir (colocar pedaços de twix por cima, ou negresco, coco, etc. Nessa outra ocasião, cortei um buraquinho no bolinho, completei com geléia de morango, e em cima do ganache de chocolate coloquei um morango fresco!
Risoto de fungui secchi com sal de trufas negras (opcional)
(rendimento 4 pessoas)
- 1 copo de arroz arboreo
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 1 saquinho de fungui secchi hidratado e picado.
- 1 1/2 litros da água usada para hidratar o fungui, quente.
- 1 tablete de caldo de carne
- 3/4 copo queijo parmesão ralado (fresco, por favor)
- 3 c.s. de manteiga
- sal de trufas a gosto (ou sal normal)
- 1 c.s. azeite de oliva
Modo de fazer:
Em uma panela leve o arroz e o azeite a fogo médio-alto, e mexa por 2 minutos. Adicione o vinho e mexa até o líquido não ser mais visível na panela. Adicione o fungui cortado. Nesse ponto adicione, por vez, 3 conchas do caldo de fungui (adicionei o caldo de carne ao caldo do fungui), ou o suficiente para cobrir o arroz, mexa sempre, até o líquido ser incorporado. Repita o procedimento até o arroz ficar "al dente" (com uma resistência leve no centro do grão - não é cru!) - por volta de 4 vezes. Adicione a manteiga, mexa bem por meio minuto, adicione o queijo, misture mais e corrija o sal (eu usei sal de trufas porque eu tenho em casa, e porque trufas também sendo fungos, complementam o sabor do fungui imensamente! mas ficará delicioso sem esse ingrediente também! Então se não tiver, nao deixe de fazer!). Está pronto seu risoto!
Fillet Mignon recheado com Espinafre, queijo e farelo de pão fresco temperado.
- 1 peça de fillet mignon de 800 gr (a parte mais grossa do fillet), aberta em um retângulo de mais ou menos 14 cm x 10 cm. Temperado com alho, azeite e alecrim seco.
- 1 maço de espinafre refogado com sal e pimenta e espremido até não ter mais líquido.
- 1/2 copo de queijo parmesão ou grana padano ralado
- Farelo de pão fresco ou comprado, temperado com alho, salsinha e azeite.
- Sal e pimenta a gosto.
- Barbante ou palitos de dente
- 1 c.s. azeite
Modo de fazer:
Pre aqueça seu forno para 400 graus. Sobre a peça de fillet coloque camadas do espinafre, do queijo e do farelo. Enrole a carne como um rocambole. Feche o rocambole com os palitos de dente (vários, eu usei 10!). Em um panela com o azeite, sele todos os lados da carne (só até ficar dourada). Leve ao forno por 20 minutos para uma carne rosada e deliciosa!