quarta-feira, 20 de junho de 2012

souffle de queijos verdadeiro e fácil!

  Bom dia! Ontem eu fiz um souffle de queijo para o almoço e achei que este seria um ótimo exemplo de um prato que as pessoas normalmente não ousam fazer no seu dia a dia e que não poderia ser mais fácil, uma vez que você aprende o método. Eu já vi receitas e vídeos de souffles que nao são souffles! Gente, pra ser souffle, tem que ter molho bechamel e tem que ter claras em neve. Se não tiver claras em neve, não só não é souffle, mas uma grande frittata! No entanto, é um prato delicioso e extremamente fácil, e o melhor de tudo, você pode fazer milhões de variações na receita (ao decorrer do tempo vocês vão perceber que eu a-do-ro receitas que possam ser modificadas, no intuito de usar todos os meus "restinhos" da geladeira). Dito tudo isso, vamos para a receita!

Receita Souffle de queijos

- 5 claras
- 4 gemas
- 1 1/4 copo de leite (ou 250ml)
- 2 c.s. grandes de manteiga mais manteiga extra para untar
- 2 c.s. grandes de farinha de trigo
- 1 1/4 copo de queijos ralados (eu prefiro usar queijos amarelos que derretem bem, nesse caso usei mussarela, parmesão e provolone ralados, mas podem usar pecorino, gruyere, gouda, reino... um tipo ou vários!)
- farinha de rosca
- sal e pimenta

Modo de fazer:

 Pre aqueça o forno para 180 graus. Unte um recipiente, preferencialmente redondo e fundo e resistente ao calor (vidro é bom), com manteiga e povilhe com a farinha de rosca.
 Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio, adicione a farinha e misture até formar uma pasta. Cozinhe esse pasta em bogo beixo-médio por pouco mais de 1 minuto (não deixe que a pasta fique muito dourada, você não quer queimar esse "roux", pois ele perderá sua caracteristica de engrossar o bechamel). Depois de 1 minuto, adicione o leite aos poucos, mexendo sempre com um fouet ou colher de pau, incorporando o líquido à pasta, tentando prevenir gomos. Se criar gomos, mexa bem até dissolvê-los. Mexa o creme até que fique grosso. Tempere o bechamel com sal e pimenta a gosto, não salgue muito pois os queijos já são salados. Adicione os queijos e misture mais até que eles derretam dentro do creme. Desligue o fogo. Obs: Eu adicionei brocolis (cru mesmo, em pedaços) porque eu tinha na minha geladeira e eu queria me sentir mais saudável, você pode adicionar a verdura da sua preferência, contanto que não contenha muito líquido ou omitir)
  Bata as claras em um recipiente limpo, com um fouet ou batedeira até obter picos suaves (se o recipiente tiver um mínimo de sujeira ou gordura você não vai conseguir claras em neve). Adicione as gemas ao creme de queijo e misture bem e rápido. Adicione as claras em neve ao creme de queijo em duas partes. Tente incorporar as claras ao creme suavemente em moviemntos firmes mas leves. Isso tem o propósito de não perder o areado das claras, o que vai fornecer a textura leve do souffle. Misture até estarem misturados mas se tiver um pouquinho de clara aqui ou ali não tem problema. Feito isso, coloque o souffle no forno por em torno de 40 - 50 mins (depende do seu forno), até que ele esteja dourado e firme. Espere 5 minutos para servir. Sivacom uma salada verde ou torradas. Bon appetit!




Nenhum comentário:

Postar um comentário