terça-feira, 26 de junho de 2012

para acompanhar os drinks! Folhado de parmesão com geléia de cebolas e queijo gruyere

  Bom dia!!!

  Ontem eu tinha decidido começar a maneirar na minha dieta, depois de um feriado inteiro de resort all inclusive... Mas claro, no dia que você realmente quer começar uma dieta, alguma coisa acontece pra você virar e dizer "ah, hoje não vai dar... Amanhã eu começo!" Pois bem, dito e feito! Em plena 2a feira, foi aniversário da minha cunhada e meu namorado sugeriu que eu fizesse umas entradinhas para a festinha... Eu gosto muito de reuniões, festas, enfim, qualquer encontro onde você serve drinks e dois ou três hors d´oeuvres ou entredinhas para beliscar. Eu gosto muito de receber na minha casa. Sempre gostei, independente do tamanho do minha casa, eu sempre encontro uma desculpa pra reunir amigos e "have a good time!". Apesar de adorar fazer jantares para amigos, esses encontros mais informais podem ser organizados de última hora e sem dar trabalho. Depois de anos recebendo em casa, eu aprendi muito sobre oque fazer e oque não fazer. O mais importante é: o anfitrião tem que se divertir! Não tem nada pior que você ser convidado por alguém e essa pessoa não parar quieta, estar o tempo todo tentando servir os convidados... Você fica desconfortável por ela! Então, para evitar esse tipo de situação, não se encha e trabalho e faça o máximo possível preveamente para que possa aproveitar sua festa.
  No geral, eu gosto de fazer duas entradinhas e comprar o resto pronto e montar de uma forma legal. Por exemplo, os bons e velhos queijos (lembrando que esses se possível deveriam ser harmonizados com as bebidas servidas, serem diversos - suaves e cremosos, amarelos e firmes, e azuis.), proteínas curadas e defumadas (presuntos curados, salmão defumado, etc), frutas frescas e secas, oleaginosas (como castanhas, nozes, pistachio), pães diversos, torradas finas, geléias, azeitonas e outras conservas como pickles, cebolinhas, pimenta, enfim... Uma infinidade de coisas que você pode abrir uma lata, servir em uma travessa bonita e se sentir o máximo oferecendo isso para seus convidados.

um bom espumante rosé ou kir royale são drinks ótimos , adicionam um toque feminino e não te  dão trabalho!
Uma boquinha com amigas em NYC, com produtos fantasticos da Eataly, loja tudo de bom de produtos italianos


Queijos fortes combinam bem com o adocicado das frutas frescas e secas. Além de suas cores darem uma alegria a sua mesa!
 

  Essa entradinha que eu vou ensinar hoje é um ótimo exemplo de algo que você pode fazer com antecedência (até um dia antes se quiser e na hora só dar uma esquentadinha no folhado pra lhe devolver sua crocância novamente). É fácil, requer pouquissímos ingredientes e, oque eu mais gosto, pode ser modificada de acordo com o seu humor ou o que você tiver em casa. Vamos aos ingredientes e passo a passo!

 Folhado de queijo com geléia de cebolas roxas e queijo gruyere:

 Ingredientes:

 - 1 caixa de massa folhada pronta gelada mas não congelada (nunca deixe sua massa folhada em temperatura ambiente pois ela pode perder sua habilidade de "folhar".
 - 1 ovo batido
 - 50 gramas de queijo parmesão ralado
 - pimenta a gosto

 Para a geléia de cebola:

 - 6 cebolas roxas médias cortadas finamente
 - 1 dente de alho moído ou cortado finamente
 - 2 folhas de louro
 - 2 colheres de chá de alecrim seco
 - 2 colheres de sopa de manteiga
 - 2 colheres de sopa de açúcar
 - 2 colheres de sopa de azeite balsâmico
 - sal e pimenta a gosto

 Modo de fazer:

 Pré aqueça seu forno a 200 graus. Em uma superfície limpa e levemente untada com farinha, abra a massa folhada com m rolo de macarrão até que ela quase triplique o seu tamanho original. Pincele o ovo batido, salpique a pimenta do reino e um pouco de sal. Em seguida, espalhe o queijo parmesão sobre a massa. Corte a massa ao meio no seu sentido mais longo, e enrole cada uma dessas metades também no sentido mais longo, como um rocambole (não deixe esse "rocambole" muito frouxo).


Corte esses rolinhos em fatias de mais ou menos 1,5 cm (cada metade vai render em média 24 fatias).


  Achate cada fatia contra o sentido do corte (você deve ver o redemoinho de queijo). Em uma assadeira anti aderente, coloque os círculos de massa folhada e termine de achatá-los.


  
 Asse os folhados até que dourem bem, em torno de 20 - 25 minutos (Virem-os depois de cerca de 15 minutos).

 Para a geléia:

  Em uma panela, adicione a cebola, alho, manteiga, sal, pimenta e em fogo médio deixe a cebola reduzir seu volume em cerca de 80% (por volta de 25 - 30 min).





 Depois desse ponto, adicione o açúcar, mexa por mais 3 minutos em fogo baixo e por fim adicione o azeite balsâmico e mexa por mais 3 minutos. Desligue o forno e deixe esfriar.


A minha sugestão aqui foi montar o folhado com uma fatia fina de queijo gruyere, um pouco da geléia e uma pimentinha rosa para decorar! Bom apetite!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário