segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem quer pão, quem quer pão...?? Pão não!! Me respeite, eu sou brioche!!

Brunch com torradas feitas com meu brioche! ooh la la!!





 Bon jour, pessoal!!

 Hoje vou falar na minha aventura pela panificação que aconteceu durante meu fim de semana... É isso que acontece quando se tem tempo ocioso... Algumas pessoas levam o cachorro pra passear, outras vão fazer compras... Eu me meto a fazer uma receita de pão que leva dois dias pra ficar pronta!!! Mas ajoelhou...

  Quando comecei a pesquisar receitas encontrei vários tipos diferentes de receitas para brioche. Uma coisa totalmente incosistente... Vi receitas que levavam de 2 a 12 ovos! Receitas com água, com leite, sem nenhum líquido a não ser ovos e manteiga, fermento fresco, seco, que precisavam de algumas horas a dois dias! Fiquei cansada só de ver! Mas pense numa pessoa determinada! Não ia deistir antes de pelo menos alguns fracassos!

  Brioche é um pão rico, não é pra levar água, é pra levar ovos mesmo... e MUITA manteiga! É a manteiga que faz do brioche um pão macio e que derrete na sua boca. Então decidi: não vou usar líquidos na minha massa a não ser ovos e manteiga! Mais da metade das receitas não passaram no teste! Daí encontrei uma receita em um dos meus livros favoritos da Williams Sonoma (loja de tudo relacionado a cozinha, fantástica, se não conhecem, façam planos de conhecer! www.williams-sonoma.com ) Minha receita leva 8 ovos e 375 gr de manteiga (aiiiii, sou sua cozinheira, não sua médica!), leva menos de um dia para ficar pronta e rende dois pães bem grandinhos! E não é que o descarado deu certo?? Bon Appetit!



Ingredientes:

- 2 sachês de fermento em pó (eu usei Dona Benta), de 10 gr cada um
- 1/4 copo ou 100 ml água ligeiramente morna
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 4 copos de farinha de trigo, mais o quanto baste para manusear a massa
- 8 ovos, mais 1 para pincelar
- 375 gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 2 colheres de chá de sal

modo de fazer:

  Em uma bowl bem grande, adicione a água morna, 1/2 colher de sopa do açúcar e o fermento. Misture e reserve por 5 minutos.
 


Em seguida, adicione os ovos e açúcar e bata até o melhor incorporado possível. Adicione o sal e a farinha e amasse bem. Se tiver uma batedeira com batedor de massa (aquele que parece um gancho), use-o! Eu não tenho então nao usei. Amasse bem a mistura. Cerca de 10 minutos.







 Adicione a manteiga aos poucos, para que a massa possa incorporar a manteiga bem e amasse por mais 8 minutos. (Não tenho muitas fotos dessas etapas porque vocês imaginam o estado das minhas mão no meio desse processo! e como eu que tiro as fotos... Bem, uma ótima hora para vocês usarem sua imaginação!)

  Feita essa lambança, unte uma outra bowl com manteiga e raspe essa mistura para essa nova bowl. Cubra bem firmemente com filme plástico. Leve para a geladeira por pelo menos 6 horas, ou até da noite pro dia. Essa mistura vai crescer na geladeira e endurecer. Em uma superfície limpa e enfarinhada, coloque sua massa descansada, e separe em duas partes (se for fazer brioches individuais, divida em 16 partes e cada parte tire 1/3 para fazer a bolinha do brioche individual. Eu não tenho forma de brioche então usei forma de pão normal e uma redonda de bolo). De cada metade faça bolinhas iguais e coloque nas suas formas untadas. Só encha até 1/3 do volume da sua forma porque ela vai crescer!

 


Espere entre 1 1/2 a 2 horas para ela crescer em um lugar meio morno, escuro e sem vento (eu coloquei dentro do forno.. DESLIGADO!). Pré-aqueça o forno para 190º, pincele sua massa levemente com um ovo batido e asse seus pães por torno de 50 minutos. Fique de olho. O pão está pronto quando você espeta um palito no meio do pão e ele sai limpo.



  Espere um pouco e desenforme seu pão. Espere mais um pouco (se conseguir) para servi-lo mais frio. Aproveite! Fica uma delícia!!! Faça torrada para o café da manhã, croutouns para saladas ou french toast (rabanada americana, vou mostrar no próximo post!!). Beijosss


café da manhã com ovo, queijo de minas na chapa e manga fatiada (viu que é saudável!)

 

Um comentário:

  1. Raquel, amei esse post! Esse livro deve ser incrivelll !!!!! Quero me especializar em confeitaria, Amo! Vamos marcar pra gente fazer umas experiencias dessas, rsrsr
    Bjosss.. Nicolly

    ResponderExcluir